CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS E PESQUEIRAS NAS ZONAS MARINHAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE SETIBA, ESPÍRITO SANTO

Cidade: Guarapari -ES

Duração: 2011-2012

Linha: Pesquisa científica, educação ambiental e subsídios a criação de unidades de conservação e implementação de políticas públicas.

Público alvo: Órgãos gestores de Meio Ambiente e Recursos hídricos, comunidades pesqueiras e cadeia produtiva do turismo

Patrocínio: Governo do Estado do ES –  IEMA.

Parceria: UFES (IctioLab), AquaBiocean e Instituto Capixaba de Ecoturismo.

Proposta: Complementar o plano de manejo da APA de Setiba, que não caracterizou de forma consistente a pesca e o turismo na região quando foi implementada. Para subsidiar o ordenamento do uso dos ambientes marinhos da UC, os estudos foram baseados no conhecimento do perfil socioeconômico dos atores, observações diretas embarcadas das atividades desenvolvidas e análise de mapas mentais de uso, tipos de fundo e conflitos, baseados no conhecimento ecológico tradicional dos pescadores e empresas de turismo náutico.

O diagnóstico ambiental proposto neste projeto colaborou com a definição de áreas fechadas temporariamente à pesca (No Take Zones) dentro da APA de Setiba, assim como numa proposta de ampliação da área da APA. Estas áreas numa abordagem atual seriam tratadas como zonas de produção destinadas ao equilíbrio e recuperação dos habitats com vistas à sustentabilidade da cadeia produtiva da pesca, garantindo a reprodução, recrutamento e o transbordamento dos recursos. Assim a proposta do projeto “Ampliação da Área de Proteção Ambiental de Setiba (ES) para a conservação de áreas de relevante interesse ecológico e sustentabilidade das atividades pesqueiras artesanais locais” propôs um levantamento final para a determinação de um novo zoneamento da área marinha local, incluindo a seleção de áreas de proteção integral e avaliando a possibilidade de aumento dos limites da APA, baseado em diagnóstico da estrutura das comunidades bentônicas e ictiofauna de diferentes habitats.