DIAGNÓSTICO MARINHO E PESQUEIRO DO “ARQUIPÉLAGO SUL CAPIXABA”

Cidade: Itaoca e Itaipava, município de Itapemirim- ES

Duração: 2008 – 2010

Linha: Pesquisa científica, educação ambiental e subsídios à criação de unidades de conservação e implementação de políticas públicas.

Sobre: Levantamento de informações chave para a elaboração de uma proposta de criação de uma unidade de conservação marinha no litoral sul do Espírito Santo. Informações sobre as atividades de pesca artesanal e biodiversidade marinha foram integradas visando favorecer o pequeno pescador e a sustentabilidade dos recursos locais.

Público alvo: Órgãos gestores ambientais, comunidades científica e pesqueiras.

Patrocínio: Fundação Grupo Boticário e SOS Mata Atlântica.

Parceria: UFES (IctioLab).

Proposta: Realizar um levantamento de informações chave para a elaboração de uma proposta de criação de uma unidade de conservação marinha no litoral sul do Espírito Santo – “Diagnóstico ambiental do litoral sul do estado do Espírito Santo: Estudos complementares para a criação de uma Unidade de Conservação Marinha” – no qual foi realizado o “Mapeamento dos habitats marinhos da costa sul capixaba” onde ambientes recifais como recifes rochosos, fundos biogênicos, recifes biogênicos (cabeços), fundo biogênico com cobertura de algas e fundos inconsolidados foram caracterizados quanto a cobertura de grupos funcionais e espécies. Os tipos de fundos estudados foram diagnosticados através de mapas georreferenciados produzidos em Oficinas Participativas do Conhecimento Ecológico Tradicional (CET), realizados com os pescadores do sul do ES, que foram cruzados com o imageamento do fundo marinho com a utilização do Sonar de Varredura Lateral.