Início » Quem Somos
A Associação Ambiental Voz da Natureza é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada em 2003 por estudantes motivados em sensibilizar a sociedade para a conservação da diversidade biológica e sociocultural e uso consciente dos bens naturais.
Desde o início, a ciência esteve no cerne das nossas ideias e na fundamentação dos nossos questionamentos sobre o comportamento da sociedade diante da natureza. Questionamentos que muitas vezes foram direcionados à reflexão do modelo de desenvolvimento proposto e implementado no estado do Espírito Santo, que apenas atribui à natureza, a categoria de recurso.
Nesse caminho, fomos muitas vezes parceiros dos órgão ambientais para levantar dados, sistematizar informações, mobilizar a classe científica entre outras ações que pudessem complementar análises e pareceres técnicos frente a processos de licenciamentos, ordenamento e gestão.
Além dessa capilaridade com a classe científica, os pesquisadores da Voz da Natureza, ao longo de seus primeiros experimentos acadêmicos, vivenciados em territórios pesqueiros, tiveram a oportunidade de conhecer o conhecimento tradicional. E foi através da troca de conhecimentos com as populações costeiras do Espírito Santo, que foi possível apreender como essas comunidades tradicionais pesqueiras se reproduzem socialmente ao longo de gerações e, que assim como nós, eram pesquisadores dos mares e da natureza, mas que mantinham através da oralidade, a perpetuação de um conhecimento empírico da ecologia dos oceanos.
Assim, juntos, formamos parcerias e implementamos metodologias participativas de valorização dos conhecimentos tradicionais pesqueiros na elaboração de políticas públicas de conservação da natureza e de reconhecimento territorial.
A Voz da Natureza é formada por um grupo multidisciplinar de pesquisadores, das ciências biológicas, oceanografia, geografia, antropologia, sociologia, turismo, comunicação, direito, psicologia, educação ambiental, agroecologia e administração.
Atualmente, entre as atividades realizadas pela Voz da Natureza podemos destacar pesquisas científicas e diagnósticos ambientais voltados para a conservação e gestão dos recursos naturais. Outras atividades de destaque são: ações de educação ambiental que promovem a sensibilização e difusão do conhecimento científico e tradicional, ações de reconhecimento de territórios tradicionais, elaboração de metodologias de pesquisa participativas e o envolvimento em políticas socioambientais por meio de conselhos, grupos de trabalho, fóruns de debate e assessoria técnica.
Desenvolver, disseminar e fortalecer processos inovadores de pesquisa e conservação da biodiversidade e da sociodiversidade brasileira, capazes de promover ciência, educação e transformação social, na busca por uma nova racionalidade ambiental, ética e humana.
A Governança da Voz da Natureza é realizada por meio de órgãos previstos em seu Estatuto Social e Regimento Interno, com o objetivo de zelar pelos compromissos e relacionamento com a rede de pesquisadores e colaboradores da entidade, cumprir políticas, princípios e objetivos da organização. Nossas instâncias de governança são:
Assembleia Geral: É o órgão máximo da Voz da Natureza, que reúne seus associados. Tem poderes para decidir todas as questões relativas ao seu objeto, bem como tomar as resoluções que julgar conveniente à sua defesa e desenvolvimento. Reúne-se, ordinariamente, uma vez por ano, para deliberar sobre as demonstrações financeiras do exercício anterior e aprovar orçamento e os planos de atividades para o ano, e, extraordinariamente, sempre que necessário. Todos os associados e conselheiros atuam voluntariamente, não recebendo qualquer remuneração por sua atuação ou exercício de cargo na estrutura de governança da instituição.
Conselho de Administração: É responsável pela administração da organização, pelo cumprimento das políticas institucionais e pela formulação da estratégia da organização. Pratica atos administrativos e detém a representação formal da instituição. Compete a este Conselho, convocar Assembleias, constituir, unificar e dissolver Departamentos, contratar e demitir funcionários, elaborar Planos de Trabalho e constituir Comissões.
Conselho Técnico: Compete a este Conselho, fornecer respaldo técnico às atividades desenvolvidas pela Voz da Natureza, desenvolver programas, projetos e produtos, convocar reuniões e Assembleias, encaminhar sugestões e propostas de trabalho, dirigir, coordenar e implementar programas e projetos e constituir Comissões.
Conselho Fiscal: É o órgão de fiscalização, controle e assessoramento da Voz da Natureza, com a missão de fiscalizar a gestão financeira, contábil, patrimonial e orçamentária, além de examinar os procedimentos e controles internos da organização, assegurando sua transparência.